Entre o primeiro semestre de 2016 ao segundo semestre de
2017, ou seja, durante um ano e meio realizei a minha especialização em
Gerenciamento de Projetos – Práticas do PMI. O que não sei se todos sabem, mas
eu resolvi me especializar nessa área, devido ao momento em que eu estava
vivendo na minha carreira profissional após me formar em Arquitetura e
Urbanismo.
Eu trabalhei dois anos com gerenciamento de projetos, que me
permitiram enxergar o projeto como um todo e o quanto fazer um projeto de
arquitetura vai muito além de simplesmente sair desenhando num papel.
Mas afinal, o que é gerenciamento de projetos?
Antes de você entender o que é gerenciar um projeto, você
precisa entender primeiro o que é um projeto, e para isso, iremos classificar
um projeto de arquitetura como um produto.
Então, projeto é um conjunto de atividades temporárias, que
serão realizadas por pessoas, destinadas a produzir um produto, serviço ou
resultados de maneira única. Por que de maneira única? Porque o processo pode
ser o mesmo, mas um projeto sempre deve ter início, meio e fim.
Quando eu digo que o processo pode ser o mesmo, mas o
projeto deve haver início e fim, é porque pelo projeto ser temporário, cada um terá
a sua peculiaridade, podendo ser composto por fases diferentes ou até mesmo pessoas
diferentes, durante a sua realização e com um único objetivo em particular.
Um projeto no mínimo deverá conter um escopo, um cronograma,
um custo e seus recursos definidos, para que você possa saber do que se trata o
seu projeto, qual o cronograma (prazo) dele, o quanto esse projeto irá custar e
quem irá trabalhar nesse projeto. Definido essas áreas, você poderá ter uma base
de medição para o seu gerenciamento.
O grupo de processos do gerenciamento de projetos se baseia
em 5 fases, sendo estas: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e
Controle; e Encerramento.
As fases de Iniciação e Planejamento serão o início do seu
projeto, nelas você irá definir o projeto ou fase que irá realizar e, planejar
esse projeto definindo o escopo e as linhas de ações necessárias para o alcance
dos objetivos.
Nas fases de Execução, Monitoramento e Controle serão
exatamente o seu meio do projeto, onde você irá executar tudo aquilo que foi planejado
e acompanha-lo, monitorando e controlando o progresso de desempenho desse
projeto.
E na fase de encerramento, você finaliza os processos e
encerra formalmente as atividades do projeto.
Já as áreas de conhecimento são: Gerenciamento da
Integração; Escopo; Custos; Qualidade; Aquisições; Recursos; Comunicações;
Riscos; Cronograma e Partes Interessadas.
Ok, mas como eu aplico tudo isso na arquitetura?
Com base na metodologia, com você já sabendo quais são os
processos e, eu já te mostrando quais são as áreas de conhecimento do
gerenciamento de projetos, você poderá aplicar e gerenciar os seus projetos ou
qualquer coisa que irá fazer em sua vida.
Então vamos lá!
O Cliente chega em você e quer te contratar para fazer a
reforma do apartamento dele, você apresenta suas propostas e metodologias de
trabalho e fecha o negócio. A partir de então, você dará início a um novo
projeto!
O cliente e você serão as partes interessadas na realização
do projeto, cada um com seu objetivo final, você em satisfazer o seu cliente
entregando um projeto bem bacana e o seu cliente de receber um projeto bacana
como ele sempre sonhou.
Como eu disse, todo o projeto tem um escopo e esse escopo,
será exatamente o resultado do briefing que você irá fazer com o seu cliente,
descobrindo quais as necessidades dele para o seu apartamento e até mesmo
quanto ele deseja gastar nessa reforma, o que é muito importante para que você
alinhe o seu projeto com o custo disponível.
Os recursos nada mais é que a equipe que irá fazer o
levantamento, os desenhos, as apresentações, as imagens em 3D, além dos
recursos externos, que são as pessoas que você irá contratar a parte para fazer
a reforma do apartamento do cliente.
Para tudo isso, o cronograma desse projeto deve estar pronto
e definido o que cada pessoa irá fazer, o prazo que cada recurso irá gastar,
que fase inicia antes, depois ou junto de outra fase, tudo alinhado com o prazo
final desse projeto, que será a entrega final do produto ao cliente.
As aquisições se baseiam em determinadas coisas que deverão
ser adquiridas no decorrer da execução do projeto, como os materiais da obra, a
compra de revestimentos, louças, metais, mobiliário, objetos decorativos, entre
outros.
Durante toda a execução, desde o briefing até a entrega
final da obra, tudo isso deverá ser monitorado e controlado através das
medições do projeto, ou seja, comparando o que foi planejado e o que está sendo
executado até então e assim, gerenciando a qualidade do que está sendo feito e
prevendo e corrigindo possíveis riscos que possam aparecer no caminho. Esses
riscos podem ser entendidos como um pilar que não estava previsto no
levantamento, devido ao apartamento ser antigo e não ter a planta original
disponível.
Já as comunicações é todo esse processo que você desenvolveu
desde o início quando falou com o seu cliente, fechou o projeto, conversou com
sua equipe, contratou recursos externos, ou seja, todo o processo de
comunicação gerada do início ao fim, quando finalizamos a obra, entregamos o apartamento com tudo pronto conforme o escopo e encerramos formalmente o contrato.
Foi como eu disse e só de definirmos o básico do
gerenciamento de projetos, que consiste no escopo, cronograma, custos e
recursos, todo o resto é desenvolvido automaticamente no decorrer da execução,
até mesmo sem que você perceba, a diferença é que ao planejar e aplicar a
metodologia, você terá tudo documentado e medido, o que te dará parâmetros para
que você possa desenvolver cada vez mais projetos melhores.
Gostou de saber um pouco mais sobre gerenciamento de
projetos e como é muito fácil e importante a aplicação do mesmo? Então comenta
comigo o que achou e se você já conhecia e se aplica essa metodologia em seus
projetos.
Por: Priscila Castilho Nunes
Comentários
Postar um comentário