Você
quis fazer um projeto, entrou em contato com um profissional e na proposta dele
continha a realização de um briefing de projeto e então você se questiona sobre
o que seria isso. Muitos profissionais da arquitetura, marketing e publicidade
realizam o briefing com seu cliente no início de um serviço.
O
briefing consiste na coleta de um conjunto de informações e instruções
objetivas para a realização de uma determinada tarefa, ou seja, na área da
arquitetura, o profissional contratado irá te fazer perguntas, te mostrar
imagens ou realizar ações específicas para descobrir através do seu perfil
mapeado no briefing, as suas expectativas e quais seus sonhos para o seu
projeto. Quanto mais este briefing for detalhado e específico, mais chances o
profissional tem de apresentar uma proposta assertiva, com menos revisões e
retrabalhos.
O que
pode conter nesse briefing?
O
briefing pode variar conforme o tipo de projeto, podendo ele ser residencial,
corporativo, comercial ou institucional, afinal são projetos diferentes e que
trazem necessidade e perguntas diferentes para se chegar no melhor resultado.
Este é
o momento ideal para que você e o profissional entendam exatamente tudo o que
você deseja, quais as suas expectativas e o que sempre sonhou para aquele
espaço que quer reformar ou construir.
Por se
tratar do início de tudo e por talvez nunca ter passado por isso antes, gere
uma ansiedade a respeito, portanto um bom briefing deve estar atento a todas as
informações, não permitindo que alguma coisa acabe passando batido.
Para
que você entenda melhor, vou usar o projeto modelo, considerando um apartamento
antigo de 100m² recém-comprado por um casal com dois filhos gêmeos.
- Quem irá morar nesse imóvel?
- Quantos anos tem cada morador?
- Como é a rotina dos moradores?
- Qual o tipo de obra? (residencial, comercial, institucional, corporativo)
- Qual a situação do imóvel? (novo, antigo, em construção, em reforma)
- Pretende reformar ou só decorar?
- Quais cômodos haverá intervenção?
- Existe planta do imóvel?
- Irá manter alguma coisa do local? O que irá manter?
- Os revestimentos irão ser trocados?
- Tem preferência de algum material?
- O que mais gosta nesse ambiente?
- O que não gosta nesse ambiente?
- Quais cores gostariam de usar? (claro, escuro, colorido, neutro, monocromático...)
- O que não pode faltar de jeito nenhum?
- O que não gostaria que tivesse de jeito nenhum?
- Você tem algum projeto que já tenha visto, que gostou e quer usar como inspiração?
- Tem algum estilo que gostaria de seguir? (clássico, moderno, contemporâneo, escandinavo...)
- O que gostam de fazer nas horas vagas?
- Tem algum hobbie?
- Recebem muitas visitas? São Parentes ou amigos? Qual a frequência?
- Como será usado esse cômodo?
- Há alguma necessidade específica a ser considerada? (mobilidade reduzida, alergias...)
- Qual o estado de conservação da parte hidráulica e elétrica?
- Será inserido novos pontos de hidráulica ou elétrica?
- Quanto deseja gastar com essa reforma?
Quando
no imóvel for morar mais de uma pessoa, é importante ver o que cada um deseja e
gosta, para que o profissional possa assim chegar em um resultado que atenda
todos os gostos sem interferir na escolha de cada um, por exemplo, considerando
o projeto modelo, o dormitório dos filhos deverá ser decorado conforme o que
eles gostam, as cores, o que gosta de fazer nas horas livres e se recebem
amigos para dormir em casa. Como eles irão dividir o quarto por mais que sejam
gêmeos, podem haver gostos e preferencias diferentes um do outro, não importa,
com base no gosto dos dois, o profissional irá desenvolver um projeto bem
bacana que considere ambos os gostos.
As
referências são sempre bem-vindas na hora de desenvolver o briefing e ajuda
tanto você, quanto o profissional a entender melhor visivelmente as
expectativas para o projeto, para isso uma boa ferramenta de pesquisa é o
Pinterest, onde você pode fazer uma pasta compartilhada com o profissional ou
fazer o download das imagens que mais gostou.
O
briefing pode ser muito mais detalhado e específico que o que usei como exemplo
e isso pode gerar algum desconforto, pois alguns clientes se sentem inseguros
de passar algumas informações ou constrangidos, mas vale lembrar da importância
de cada pergunta, pois só assim nós profissionais poderemos realizar o seu
sonho e preparar o melhor projeto para você.
Por: Priscila Castilho Nunes
Comentários
Postar um comentário