Pular para o conteúdo principal

Quarto dos sonhos da Bia



Para todo o projeto que desenvolvemos, temos que fazer um briefing com o cliente, para que possamos juntar o máximo de informações necessárias de modo que esse projeto tenha as características da pessoa que estará usufruindo desse espaço.

Se você tem dúvidas de como é um Briefing, veja: Briefing, você sabe o que é?

A Bia, é uma menina de nove anos, muito sorridente e carinhosa. Filha única, mas que nem sempre pôde ter um dormitório somente dela. Quando mais nova, dividiu o quarto com sua mãe e depois teve o seu próprio quarto, mas que mesmo assim, não pôde ainda expressar a sua identidade no local.

Hoje, para a casa nova, desenvolvemos um projeto muito bacana para a Bia, buscando fielmente atender ao máximo de seu perfil, suas preferências, seus gostos e rotina. Como o apartamento não é novo, o piso e o guarda-roupa já eram dois itens existentes no local.

Além de desenvolvermos um projeto personalizado, um dos objetivos foi fazer toda essa composição de uma maneira que não gerasse muito custo, portanto esse era um dos principais requisitos a ser levado em consideração na hora de criarmos o projeto.

Projeto Autoral - Arq. Priscila Castilho

O dormitório tem aproximadamente 9m², um ótimo espaço, principalmente porque o guarda-roupa existente, era embutido em um recuo da alvenaria, ou seja, essa metragem era livre para podermos fazer o quarto dos sonhos da Bia.

É muito importante que a criança faça parte dessa mudança, principalmente se ela já tem idade para fazer suas próprias escolhas.


Suas cores favoritas seguiam uma linha mais adolescente e alegre, como o verde, azul, roxo e amarelo, fora o clássico preto e branco. Então com base nisso, colocamos essas cores em tons mais claros, para que não houvesse conflito entre elas. Para as paredes, utilizamos a cor Tempestade da Suvinil e um papel de parede com listras na vertical nas cores amarelo, branco e cinza.  O branco ficou para os mobiliários, tornando-os assim mais neutros, caso futuramente ela quisesse compor o espaço com outras cores.

Projeto Autoral - Arq. Priscila Castilho

A poltrona veio da outra casa onde moravam e quisemos aproveitar para ter mais opções de apoio durante sua rotina no dia-a-dia. Os quadros coloridos, trouxeram mais alegria e os nichos com as letras BIA em amarelo, mais movimento, por conta das cores e profundidade dos objetos.

Por ela ter 9 anos, colocamos uma mesa solta para estudos de 1,60x0,50cm por conta da cama que possui uma cama auxiliar embaixo. Então recebeu alguma coleguinha para dormir em casa, essa mesa pode ir para outro canto e a cama auxiliar poder ser usada sem problema algum. Fora que possibilita a Bia de querer colocar essa mesa em outro lugar para estudar e mudar um pouco.

Projeto Autoral - Arq. Priscila Castilho

Os nichos na parede ao lado do guarda-roupa levam uma pintura em verde claro, nas dimensões de 1,00x0,35x0,25cm os maiores e 0,35x0,35x0,25 o menor, a cor combinou muito bem com a cor Tempestade da parede. Os nichos também criam movimento e servem como móveis coringa na hora de organizar os espaços.

Projeto Autoral - Arq. Priscila Castilho

O tapete foi proposto num formato redondo, na cor azul claro com estrelas para dar um ar mais adolescente e o espelho nesse espaço livre, pois a Bia nessa fase, o que é muito comum, gosta de dançar e gravar seus vídeos.

Projeto Autoral - Arq. Priscila Castilho

O guarda-roupa recebeu pintura em branco brilho e os puxadores na mesma cor da parede, a porta e rodapé também foram pintados de branco.

A Bia e sua mãe amaram o resultado e não veem a hora de tudo ficar pronto. Mesmo com poucos detalhes, mas com as escolhas certas, o resultado também ficou incrível.

E você, gostou do projeto desenvolvido para o quarto da Bia? Essa foi a história da Bia, mas pode ser a sua também, me conta qual ambiente você sonha em reformar?


Por: Priscila Castilho Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASA CUBO

Casal de 40 anos com um filho de 18 e uma casa de aproximadamente 130m². Foram essas as diretrizes iniciais do projeto da CASA CUBO. Para todo projeto, temos essas diretrizes iniciais, mas o que vai dar todo o toque especial ao espaço, é quando esse espaço reflete exatamente cada perfil de quem ali vai estar ou viver, para isso um bom briefing é essencial. Se você tem dúvida do que é um Briefing, veja:   Briefing, você sabe o que é? Distribuída em um térreo e dois mezaninos, a CASA CUBO segue um conceito minimalista buscando sempre um contato maior com a natureza e a integração com todo o resto da residência. No térreo, podemos encontrar a cozinha com bancada em ilha e banquetas para refeições rápidas e principalmente para que a boa conversa não parasse quando fosse preciso cozinhar alguma coisa, afinal cozinhar em companhia era um dos programas favoritos da família. Com um armário camuflado ao centro, em cada uma das extremidades foram colocados ...

Arquitetura Brutalista

A arquitetura brutalista é um estilo arquitetônico que surgiu pós 2ª Guerra Mundial, com a necessidade dos países Europeus de se reerguerem devido a tanta devastação. Por canta disso, houve-se a necessidade da utilização de materiais mais baratos e robustos, ou seja, com menos sofisticação, na construção das grandes obras, focando em sua funcionalidade ao invés da estética. Um estilo de arquitetura marcante, o brutalismo vem do termo francês “béton brut”, que em português, quer dizer “concreto bruto”, que veio a ser consolidada as suas características pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que aplicou esse estilo pela primeira vez em sua obra Unité d’Habitation em Marselha, França (1946). Le Corbusier (Unité d’Habitation) Marselha, França (1946) Foto: Erik Moran | Fonte: Archdaily As obras foram surgindo por vários lugares da Europa e pelo mundo, num mesmo período de tempo, vindo com grande intensidade em países como França, Alemanha, Itália, assim como, no Ja...

Briefing, você sabe o que é?

Você quis fazer um projeto, entrou em contato com um profissional e na proposta dele continha a realização de um briefing de projeto e então você se questiona sobre o que seria isso. Muitos profissionais da arquitetura, marketing e publicidade realizam o briefing com seu cliente no início de um serviço. O briefing consiste na coleta de um conjunto de informações e instruções objetivas para a realização de uma determinada tarefa, ou seja, na área da arquitetura, o profissional contratado irá te fazer perguntas, te mostrar imagens ou realizar ações específicas para descobrir através do seu perfil mapeado no briefing, as suas expectativas e quais seus sonhos para o seu projeto. Quanto mais este briefing for detalhado e específico, mais chances o profissional tem de apresentar uma proposta assertiva, com menos revisões e retrabalhos. O que pode conter nesse briefing? O briefing pode variar conforme o tipo de projeto, podendo ele ser residencial, corporativo, comercial ou ...