Pular para o conteúdo principal

Tipos de consultorias de arquitetura e interiores


Imagem: google.com

Atualmente é possível contratar um profissional da arquitetura para serviços pontuais, somente para que ele te auxilie em um determinado ponto que você esteja encontrando dificuldades para se chegar a uma conclusão, ou seja, muitos profissionais estão se adequando aos seus clientes e a forma como o mundo se comporta hoje e esse tipo de serviço mais acessível é chamado de consultoria e essas consultorias podem ser sobre vários assuntos, como:

Compra de terreno, imóvel na planta ou já construído
O arquiteto está apto a te orientar na compra de um terreno ou imóvel, fazendo um estudo de viabilidade, onde ele irá ver quais os pontos positivos e negativos do local, relacionados ao entorno, solo, normas e exigências municipais, orientação solar, a patologia do local, entre outros. O que te permite saber o quanto você poderá construir caso escolha o terreno que esteja vendo ou se aquele imóvel antigo vale a pena ser comprado e reformado, assim como, na compra de um imóvel na planta, qual seria a melhor unidade ou se aquele imóvel se valorizará com o tempo.

Compra de materiais
Na compra dos materiais, o profissional contratado, irá te acompanhar na ida as lojas e te ajudar a escolher o melhor material a ser utilizado no seu ambiente que esteja reformando, qual revestimento ficaria leal, qual não seria bacana, o custo benefício desse produto e principalmente saberá conversar com o vendedor em prol de sanar qualquer dúvida que venha aparecer.

Pequenas reformas
Desde abril de 2014 a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) exige que determinadas atividades de reformas para serem realizadas, tenham um profissional técnico (Arquitetou ou Engenheiro) responsável pela obra, isso inclui até mesmo a troca de revestimentos e esquadrias.

NBR 16280:14 – Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas.

Então, levando em consideração as exigências acima, as pequenas reformas consistem em uma nova pintura, colocação de forro de gesso e troca ou colocação de móveis planejados. O profissional poderá te orientar sobre qual cor pintar o seu espaço e assim criar uma nova atmosfera no ambiente, qual formato e onde utilizar o gesso e te acompanhar em lojas de planejados ou marcenarias para a compra ou te ajudar a escolher qual cor, qual madeira utilizar, tipos de puxadores e outras coisas mais.

Decoração
Na decoração, são considerados objetos decorativos, como almofadas, cortinas, mantas, quadros, papel de parede, tudo aquilo que trará um toque a mais ao seu ambiente. Então o profissional em parceria com lojas pode levar esses itens em sua casa para que você veja como cada objeto ficaria em cada lugar e o que mais gostar, você poderá comprar. O profissional também pode acompanhar você na compra desses objetos nas lojas ou com seus próprios objetos que já tem em casa, te orientar maneiras diferentes de poder aproveitá-los em cada situação e ambiente seu.

Readequação de layout
Você tem já seus móveis, gosta muito deles e não quer trocá-los, mas mesmo assim sente que já não te agrada mais o jeito como tudo isso está disposto em seu ambiente, mas também não tem mais ideia do que fazer. O profissional poderá te ajudar a readequar esse seu layout, utilizando técnicas para valorizar o que o espaço tem de melhor, considerando a iluminação, a circulação, quem usa o espaço e como usam.

Nesse post, procurei te explicar que existem vários tipos de serviços de consultoria que um profissional poderá te atender e como alguns desses serviços funcionam basicamente. Cada escritório trabalha de uma maneira, nem todos fazem todos os serviços descritos acima e não existe um padrão a ser seguido, cada um faz a sua metodologia e te cobra por isso, mas em média o preço é bem mais acessível e o profissional fica a seu dispor por aproximadamente 2 horas.

Espero que tenha ajudado você a entender que contratar um arquiteto não é impossível e inacessível, existem várias possibilidades e ter um profissional te orientando te faz ter mais segurança, novas ideias, uma decoração que mais lhe representa e principalmente te poupa de ter dor de cabeça com isso.

Por Priscila Castilho Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASA CUBO

Casal de 40 anos com um filho de 18 e uma casa de aproximadamente 130m². Foram essas as diretrizes iniciais do projeto da CASA CUBO. Para todo projeto, temos essas diretrizes iniciais, mas o que vai dar todo o toque especial ao espaço, é quando esse espaço reflete exatamente cada perfil de quem ali vai estar ou viver, para isso um bom briefing é essencial. Se você tem dúvida do que é um Briefing, veja:   Briefing, você sabe o que é? Distribuída em um térreo e dois mezaninos, a CASA CUBO segue um conceito minimalista buscando sempre um contato maior com a natureza e a integração com todo o resto da residência. No térreo, podemos encontrar a cozinha com bancada em ilha e banquetas para refeições rápidas e principalmente para que a boa conversa não parasse quando fosse preciso cozinhar alguma coisa, afinal cozinhar em companhia era um dos programas favoritos da família. Com um armário camuflado ao centro, em cada uma das extremidades foram colocados ...

Arquitetura Brutalista

A arquitetura brutalista é um estilo arquitetônico que surgiu pós 2ª Guerra Mundial, com a necessidade dos países Europeus de se reerguerem devido a tanta devastação. Por canta disso, houve-se a necessidade da utilização de materiais mais baratos e robustos, ou seja, com menos sofisticação, na construção das grandes obras, focando em sua funcionalidade ao invés da estética. Um estilo de arquitetura marcante, o brutalismo vem do termo francês “béton brut”, que em português, quer dizer “concreto bruto”, que veio a ser consolidada as suas características pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que aplicou esse estilo pela primeira vez em sua obra Unité d’Habitation em Marselha, França (1946). Le Corbusier (Unité d’Habitation) Marselha, França (1946) Foto: Erik Moran | Fonte: Archdaily As obras foram surgindo por vários lugares da Europa e pelo mundo, num mesmo período de tempo, vindo com grande intensidade em países como França, Alemanha, Itália, assim como, no Ja...

Briefing, você sabe o que é?

Você quis fazer um projeto, entrou em contato com um profissional e na proposta dele continha a realização de um briefing de projeto e então você se questiona sobre o que seria isso. Muitos profissionais da arquitetura, marketing e publicidade realizam o briefing com seu cliente no início de um serviço. O briefing consiste na coleta de um conjunto de informações e instruções objetivas para a realização de uma determinada tarefa, ou seja, na área da arquitetura, o profissional contratado irá te fazer perguntas, te mostrar imagens ou realizar ações específicas para descobrir através do seu perfil mapeado no briefing, as suas expectativas e quais seus sonhos para o seu projeto. Quanto mais este briefing for detalhado e específico, mais chances o profissional tem de apresentar uma proposta assertiva, com menos revisões e retrabalhos. O que pode conter nesse briefing? O briefing pode variar conforme o tipo de projeto, podendo ele ser residencial, corporativo, comercial ou ...