Pular para o conteúdo principal

Saiba como vistoriar o seu apartamento antes de receber as chaves


Você comprou seu apartamento na planta e não vê a hora de poder pegar as chaves, fazer sua reforma e se mudar, mas antes que tudo isso aconteça, haverá uma vistoria junto com algum profissional da construtora para que você cheque todo o apartamento e veja se tem algo a ser corrigido ou se está tudo ok.

Nessa hora algumas pessoas ficam ansiosas para ver o seu apartamento e outras ficam preocupadas sem saber o que vai acontecer nessa vistoria e se conseguirá ver todos os itens importantes. Não se preocupe! Separei algumas dicas para te ajudar a vistoriar seu apartamento nesse dia e assim não acabar se esquecendo de alguma coisa.

Imagem: google

Agendamento
A construtora irá entrar em contato a fim de marcar um dia e horário para que você possa vistoriar seu apartamento, geralmente eles permitem ir apenas duas pessoas por imóvel. Agende um dia calmo e que de fato você esteja livre, para não ter que fazer tudo correndo e acabar deixando algum item para trás.


Imagem: google
O que levar?
Alguns objetos são essenciais na hora de fazer a checagem se tudo no seu imóvel está funcionando e em perfeito estado. Então lembre-se de levar:

Memorial descritivo
Trena
Lanterna
Balde
Espelho
Cabo de madeira
Medidor de energia
Nível
Esquadro
Bolinha de gude
Máquina fotográfica
Papel e caneta


Vistoria
Será a primeira vez que estará entrando no seu tão sonhado lar, tudo bem você ficar nessa ansiedade e acabar perdendo o foco, mas não se esqueça que você está lá para vistoriar o seu imóvel e exigir correções/reparos caso algo não esteja legal. Uma vez aprovado, não terá como reclamar.

Instalações Hidráulicas
Alguns pontos só poderão ser vistos quando você já estiver utilizando o imóvel e saiba que isso está na garantia da construtora. Sendo assim, o que você pode verificar na hora, serão as quedas d’água para os ralos e se as torneiras estão com algum vazamento.

Ao chegar no imóvel abra as torneias, infelizmente será um desperdício de água, mas é muito importante que isso seja verificado. Deixe a torneira aberta por 2 a 5 minutos para que você veja se haverá algum vazamento nas torneiras ou sifões. Não se esqueça de checar a descarga da bacia sanitária também.

Para verificar as quedas d’água, encha o balde com água e jogue um pouco distante dos ralos e verifique se a mesma está escorrendo corretamente em direção ao ralo, se não escorrer, peça o reparo. Repita essa ação por duas vezes em todas as áreas, varanda, box e área de serviço.

Imagem: google
Instalações Elétricas
Algumas construtoras fazem uma ligação provisória de energia para que as instalações elétricas sejam testadas. Com o medidor, cheque todas as tomadas para ver se de fato está passando corrente elétrica, teste os interruptores e o quadro de forças. Assim como as instalações hidráulicas, alguns itens só poderão ser checados no uso do imóvel.


Portas e janelas
Verifique a pintura da portas e janelas, se está bem pintado e sem riscos, com o auxílio do espelho verifique se as portas também foram pintadas na parte superior e inferior. Abra e feche várias vezes as esquadrias e as tranque para ver se não está havendo algum empecilho na hora da tranca e se estão vedando bem. Se as janelas tiverem persianas embutidas, teste também, abra e fecha para ver se estão funcionando corretamente.

Pintura
Já que você está verificando a pintura das janelas e portas, aproveite para verificar a pintura das paredes, então com o auxílio da lanterna, veja se não há ondulações ou falhas na pintura. Como as paredes estarão pintadas de branco, a lanterna te ajudará a enxergar melhor essas falhas.

Revestimentos
Olhe criteriosamente os revestimentos, veja se não há manchas, trincas, rachaduras ou algum dano qualquer. Verifique se estão bem nivelados e rejuntados. Com a ajuda do cabo de madeira, verifique se não há nenhum revestimento com som oco, faça silêncio e se atente ao som que cada revestimento irá transmitir ao bater levemente com o cabo, caso o revestimento esteja com esse som oco, ele não está bem assentado e poderá se soltar futuramente e quebrar. Peça o reparo. A bolinha de gude também poderá te ajudar a verificar as inclinações.

Imagem: google
Finalizando
Se atente as anotações que o profissional fizer sobre a vistoria, para que tudo o que foi solicitado reparo tenha sido devidamente anotado, lembre-se também de tirar fotos e fazer as suas próprias anotações desses itens a serem reparados para que na próxima vistoria você saiba onde verificar.

A vistoria deu certo? Está tudo correto? Então parabéns pela sua conquista e ao aprovar a vistoria junto com o profissional da construtora, em breve você irá receber suas chaves.


Por Priscila Castilho Nunes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASA CUBO

Casal de 40 anos com um filho de 18 e uma casa de aproximadamente 130m². Foram essas as diretrizes iniciais do projeto da CASA CUBO. Para todo projeto, temos essas diretrizes iniciais, mas o que vai dar todo o toque especial ao espaço, é quando esse espaço reflete exatamente cada perfil de quem ali vai estar ou viver, para isso um bom briefing é essencial. Se você tem dúvida do que é um Briefing, veja:   Briefing, você sabe o que é? Distribuída em um térreo e dois mezaninos, a CASA CUBO segue um conceito minimalista buscando sempre um contato maior com a natureza e a integração com todo o resto da residência. No térreo, podemos encontrar a cozinha com bancada em ilha e banquetas para refeições rápidas e principalmente para que a boa conversa não parasse quando fosse preciso cozinhar alguma coisa, afinal cozinhar em companhia era um dos programas favoritos da família. Com um armário camuflado ao centro, em cada uma das extremidades foram colocados ...

Arquitetura Brutalista

A arquitetura brutalista é um estilo arquitetônico que surgiu pós 2ª Guerra Mundial, com a necessidade dos países Europeus de se reerguerem devido a tanta devastação. Por canta disso, houve-se a necessidade da utilização de materiais mais baratos e robustos, ou seja, com menos sofisticação, na construção das grandes obras, focando em sua funcionalidade ao invés da estética. Um estilo de arquitetura marcante, o brutalismo vem do termo francês “béton brut”, que em português, quer dizer “concreto bruto”, que veio a ser consolidada as suas características pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que aplicou esse estilo pela primeira vez em sua obra Unité d’Habitation em Marselha, França (1946). Le Corbusier (Unité d’Habitation) Marselha, França (1946) Foto: Erik Moran | Fonte: Archdaily As obras foram surgindo por vários lugares da Europa e pelo mundo, num mesmo período de tempo, vindo com grande intensidade em países como França, Alemanha, Itália, assim como, no Ja...

Briefing, você sabe o que é?

Você quis fazer um projeto, entrou em contato com um profissional e na proposta dele continha a realização de um briefing de projeto e então você se questiona sobre o que seria isso. Muitos profissionais da arquitetura, marketing e publicidade realizam o briefing com seu cliente no início de um serviço. O briefing consiste na coleta de um conjunto de informações e instruções objetivas para a realização de uma determinada tarefa, ou seja, na área da arquitetura, o profissional contratado irá te fazer perguntas, te mostrar imagens ou realizar ações específicas para descobrir através do seu perfil mapeado no briefing, as suas expectativas e quais seus sonhos para o seu projeto. Quanto mais este briefing for detalhado e específico, mais chances o profissional tem de apresentar uma proposta assertiva, com menos revisões e retrabalhos. O que pode conter nesse briefing? O briefing pode variar conforme o tipo de projeto, podendo ele ser residencial, corporativo, comercial ou ...