Pular para o conteúdo principal

Dicas de como decorar seu banheiro


Existem três ambientes que, com toda certeza serão os mais visitados de uma casa, independentemente do tamanho que essa casa tenha um desses ambientes será o banheiro e é por isso que as pessoas gostam de reformar e deixá-lo muito bem apresentável.


Projeto Autoral - Arq. Priscila Castilho
É muito comum em imóveis que sejam entregues por construtoras, principalmente com o perfil do estilo de vida das pessoas do século XXI, encontrarmos banheiros com metragens pequenas, alguns até com o mínimo possível permitido pela norma. Por ser um ambiente com pouco espaço, mas por ter uma responsabilidade tão grande, que é gerar conforto a si mesmo e aos seus visitantes, é que separei algumas dicas que irão te ajudar a deixar esse espaço agradável, com beleza e funcionalidade.

Cores e composições
Fonte: Decor Fácil
Acho que esse item é primordial na hora de criar o seu banheiro, porque a partir da composição, você já saberá qual cor de pintura, papel de parede, marcenaria, revestimentos, metais, acessórios e louças escolher, o que já irá te adiantar muito, para que você não perca o seu tempo olhando diversos tipos e modelos dessas coisas.

Se for colocar cor no ambiente, procure saber qual a sensação que deseja para o lugar, quer deixa-lo mais alegre, mais divertido, sofisticado, maior ou mais aconchegante? As cores têm esse poder de transmitir sensações e mudar totalmente o lugar.

Está na dúvida sobre a cor? Veja:  Saiba qual cor escolher para o seu ambiente


Fonte: Decor Fácil
Revestimentos
Hoje há uma enorme variedade de revestimentos no mercado, com texturas, cores, formatos e tamanhos. Opte por revestimentos de fácil limpeza, pois alguns revestimentos 3D na área do box, podem acumular mais gordura. Se for banheiros pequenos, sugiro colocar revestimentos do piso ao teto, por conta da umidade do local e por ter pouca ventilação natural. Para banheiros um pouco maiores, os revestimentos podem ser colocados apenas na área de banho e no restante você pode variar entre fazer uma parede toda com pintura ou até mesmo metade dessa parede com pintura e a outra metade com revestimento. Para os lavabos, vale ousar com papéis de parede e revestimentos 3D.

Nichos e prateleiras
Na otimização de espaços, os nichos são ótimos aliados para compor o seu banheiro, procure colocar nicho de alvenaria ou pedra na área do box, que servirá como apoio para colocar todos os seus produtos cosméticos. Já os nichos e prateleiras acima da bacia sanitária podem ser em madeira e servirão de apoio para objetos decorativos.


Projeto: Arq. Najara Paixão
 Projeto: Degrade Arquitetura

Cubas e bacias sanitárias
Em alguns casos, algumas cubas acabam sendo as melhores opções para o local. Às vezes você viu em uma revista uma cuba muito bacana que gostaria de colocar em seu banheiro, mas o espaço não é exatamente o mesmo, então tome cuidado, porque pode acabar não ficando legal e muito menos funcional.

No mercado encontramos cubas como:

Projeto: Anna Paula Moraes
Embutir – é o estilo de cuba mais comum que encontramos, que são aquelas embutidas embaixo da bancada.


Fonte: Hometeka
Sobrepor – cubas que são sobrepostas na bancada, ou seja, elas ficam com suas bordas salientes.
Fonte: Casa Claudia
Apoio – são aquelas apoiadas sobre a bancada, que dão um ar mais de leveza e utilizadas para banheiros pequenos, com pouca bancada. Atente-se em ver se a cuba já vem com os furos para os metais, caso contrário, terá que utilizar metais de bica alta.


Fonte: Pinterest
Semi-encaixe – as bancadas são mais estreitas e as cubas são apoiadas pela parte traseira e a sua parte frontal é semi-encaixada a bancada. São as mais indicadas para banheiros com pouca profundidade.

Fonte: Decor Fácil
Parede – são cubas que ficam presas na própria parede.


Fonte: Casa e Construção
Montadas e Esculpidas – são aquelas feitas do mesmo material da bancada, se tornando em uma única peça.










Fonte: Padovani
Piso – cubas que são instaladas no próprio piso e não precisam de bancada.

Em todos os casos, a altura final da cuba deve ter aproximadamente 90cm do piso.
As bacias sanitárias, devem harmonizar com as cubas por questões de estética e beleza e que sejam confortáveis. Não se esqueça de optar por bacias com sistema duplo de descarga.





Metais
Os metais são como a cereja do bolo, pois vão valorizar o seu banheiro. Hoje também no mercado, existem diversas cores, tamanhos e modelos para você escolher, só não se esqueça de harmonizar com o resto do banheiro e lembre-se que alguns metais devem ser usados para determinadas situações, como o caso do metal de bica alta citado logo acima.


Fonte: bathroomsart


Fonte: Decor Fácil
Marcenaria
Como para todos os outros itens, você deve ver quais são as suas necessidades para o local e assim optar pelo jeito como deve ser essa marcenaria, vai ser apenas uma prateleira, gaveta ou gabinete? Haverá nicho? São diversas possibilidades, mas que a escolha certa será aquela que te atenda na sua rotina. Talvez para o banheiro do casal, um gabinete seja melhor, por ter mais espaço para guardar objetos pessoais, já para um lavabo, apenas uma prateleira de apoio. Então, seja qual for a sua necessidade, opte por aquela que atenda você, pois é você quem irá usar aquele lugar com mais frequência.


Espelhos
O espelho é o outro aliado na hora de decorar e no banheiro é uma peça essencial. Se deseja trazer mais amplitude, procure colocar um espelho de maior tamanho, de preferência coloque um que vá da bancada até o teto e se possível pode até estender para a área acima da bacia sanitária. Agora se você tem um estilo mais alternativo e quer trazer personalidade a esse banheiro, coloque um espelho em formato diferente, que irá cumprir perfeitamente essa proposta.


Fonte: Casa Vogue



Fonte: Anfitriã
Acessórios
Podemos considerar como acessórios, todos os objetos soltos que compõem o seu banheiro, como saboneteiras, cesto de lixo, cesto de roupas, toalhas, tapetes, vaso de plantas, quadrinhos, entre outros.

Não encha o espaço com várias coisas e principalmente coisas que não se harmonizam, opte pelo essencial, por aquilo que irá trazer um charme a mais, mas que não irá extrapolar na composição.

As plantas vão muito bem nos banheiros e trazem elegância, além de ajudarem na climatização do ambiente, mas escolha as plantas certas.

Quer saber mais sobre as vantagens de utilizar plantas na decoração? Veja: Benefícios aos se usar plantas como elementos decorativos

Iluminação
Uma boa iluminação traz uma enorme diferença no ambiente. Para banheiros, é muito importante que sejam bem iluminados e da maneira correta. Para a área do box coloque sempre uma luminária, a qual dará apoio e mais claridade além daquela central. Já para a área da bancada, coloque preferencialmente uma iluminação no espelho, ou seja, que esteja de frente para o seu rosto, evitando assim as sombras e também uma no teto acima da bancada para apoio. Nos lavabos, uma iluminação mais ambiente, traz toda uma sofisticação e por ser um lavabo não precisa se preocupar em iluminar demais.


Fonte: Casa Casada


Por: Priscila Castilho Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASA CUBO

Casal de 40 anos com um filho de 18 e uma casa de aproximadamente 130m². Foram essas as diretrizes iniciais do projeto da CASA CUBO. Para todo projeto, temos essas diretrizes iniciais, mas o que vai dar todo o toque especial ao espaço, é quando esse espaço reflete exatamente cada perfil de quem ali vai estar ou viver, para isso um bom briefing é essencial. Se você tem dúvida do que é um Briefing, veja:   Briefing, você sabe o que é? Distribuída em um térreo e dois mezaninos, a CASA CUBO segue um conceito minimalista buscando sempre um contato maior com a natureza e a integração com todo o resto da residência. No térreo, podemos encontrar a cozinha com bancada em ilha e banquetas para refeições rápidas e principalmente para que a boa conversa não parasse quando fosse preciso cozinhar alguma coisa, afinal cozinhar em companhia era um dos programas favoritos da família. Com um armário camuflado ao centro, em cada uma das extremidades foram colocados ...

Arquitetura Brutalista

A arquitetura brutalista é um estilo arquitetônico que surgiu pós 2ª Guerra Mundial, com a necessidade dos países Europeus de se reerguerem devido a tanta devastação. Por canta disso, houve-se a necessidade da utilização de materiais mais baratos e robustos, ou seja, com menos sofisticação, na construção das grandes obras, focando em sua funcionalidade ao invés da estética. Um estilo de arquitetura marcante, o brutalismo vem do termo francês “béton brut”, que em português, quer dizer “concreto bruto”, que veio a ser consolidada as suas características pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que aplicou esse estilo pela primeira vez em sua obra Unité d’Habitation em Marselha, França (1946). Le Corbusier (Unité d’Habitation) Marselha, França (1946) Foto: Erik Moran | Fonte: Archdaily As obras foram surgindo por vários lugares da Europa e pelo mundo, num mesmo período de tempo, vindo com grande intensidade em países como França, Alemanha, Itália, assim como, no Ja...

Briefing, você sabe o que é?

Você quis fazer um projeto, entrou em contato com um profissional e na proposta dele continha a realização de um briefing de projeto e então você se questiona sobre o que seria isso. Muitos profissionais da arquitetura, marketing e publicidade realizam o briefing com seu cliente no início de um serviço. O briefing consiste na coleta de um conjunto de informações e instruções objetivas para a realização de uma determinada tarefa, ou seja, na área da arquitetura, o profissional contratado irá te fazer perguntas, te mostrar imagens ou realizar ações específicas para descobrir através do seu perfil mapeado no briefing, as suas expectativas e quais seus sonhos para o seu projeto. Quanto mais este briefing for detalhado e específico, mais chances o profissional tem de apresentar uma proposta assertiva, com menos revisões e retrabalhos. O que pode conter nesse briefing? O briefing pode variar conforme o tipo de projeto, podendo ele ser residencial, corporativo, comercial ou ...